Tendo a Maçonaria como exemplo, a Ordem DeMolay não é uma Religião e nem professa nenhum Credo Religioso. Irineu S. Wilges em seu livro Cultura Religiosa diz ser a Maçonaria uma Atitude Filosófica; talvez possamos dizer algo semelhante da Ordem DeMolay.
Em seu próprio exemplo à Maçonaria Universal, aos escrever os Rituais da Ordem DeMolay em 1919, durante a primavera, colocou, entre as tradicionais Virtudes Cardeais da Ordem, a virtude da Reverência Pelas Coisas Sagradas, sendo a segunda virtude. Aos jovens DeMolays é ensinado o respeito a todos os Credos e Objetos Sagrados, de todas as Religiões, considerando que todas professam determinadasVerdades Eternas, que devem merecer nossa atenção e total respeito.
Nas Cerimônias de Iniciação e outras, os jovens DeMolays prestam seu juramento sobre o Livro Sagrado da Religião, onde cada um julgue existir as Verdades pregadas pelos profetas de sua fé. Assim, o juramento deve ser prestado sobre o Livro Sagrado da Crença do Iniciado. No Brasil, por sermos um país Cristão de maioria Católica, é utilizada a Bíblia Sagrada em todos os Capítulos, inclusive sendo proibida qualquer Reunião DeMolay que não tenha a Bíblia com suas páginas abertas.
Diz a Ordem DeMolay: "... Amigo, em nosso Capítulo, não ensinamos nenhum Credo. Vossas opiniões religiosas são Sagradas e a vós pertences, porém encarecidamente, vos pedimos não esquecer a Santidade da Fé, a Beleza da Humilde confiança na Bondade de Deus. Procuramos ser Filhos fiéis do "Pai Universal". O mundo respeita mais a vontade do jovem que tem profundas convicções religiosas, e que tem a coragem de viver de acordo com as normas da moral, baseadas na certeza de que todas as situações deste mundo provém de Deus..."
Não sendo a Ordem DeMolay uma religião ou Seita Religiosa, podemos certamente dizer que ela é uma Escola Filosófica e Iniciática para jovens, baseada na Moral da Maçonaria, em uma Doutrina de Universalidade, União e Fraternidade. Com propriedade, a Maçonaria retirou as Virtudes e preceitos das antigas Ordens da Cavalaria, transmudando-os em um código de ensinamentos para o aperfeiçoamento dos jovens DeMolays e engrandecendo a Humanidade.
Um jovem que desejar ingresso na Ordem DeMolay não poderá ser ateu; antes de tudo deverá crer na existência de um Ser Supremo.
Comumente os jovens DeMolay referem-se a Deus como “PAI CELESTIAL”, sendo este um costume tão antigo quanto à origem da Ordem DeMolay, mantido em todos os Capítulos do mundo e de profundo significado Iniciático. Enfim, Pai Celestial ou Pai do Céu é a denominação hoje usada pela Ordem DeMolay quando se refere a Deus.
"Deus não tem nenhuma religião." (Mahatma Gandhi)
Bíblia que Lower e os primeiros DeMolays selaram seus juramentos. |
Postado por Tássio Torres - CID 78027 - Sênior DeMolay
Presidente do Colégio Alumni Guardiões da Cruz Templária, 002
Presidente do Colégio Alumni Guardiões da Cruz Templária, 002
0 comentários:
Postar um comentário